Turma virtual: Saiba como funcionará e quais são seus benefícios

Por em 16 de junho de 2016

A Turma Virtual é uma ferramenta de ensino complementar que será colocada à disposição dos docentes e discentes. Terá um espaço para ajudar no aprendizado, criando uma extensão da sala de aula no SigUema acadêmico.
Estará disponível nos portais do site da universidade, permitindo o intercâmbio virtual de informações, facilitando a comunicação entre professores e alunos. Estes terão um perfil específico e poderão acessar o que estiver relacionado ao seu perfil.
Uma das funcionalidades deste módulo permitirá aos docentes gerar tópicos de aula, possibilitando aos alunos mais informações sobre os conteúdos ministrados. Nesse tópico haverá um espaço disponível para colocar materiais como vídeos-aula, livros, textos, referências bibliográficas, inclusive, inserir tarefas.
Assim, é através dela que fóruns, enquetes, notícias e atividades serão cadastradas. Algumas funções podem substituir até o e-mail, pois permitirão que os alunos enviem, no caso de atividades, documentos e imagens, e que tenham um retorno imediato como uma conversa por chat.
Algumas funcionalidades disponíveis aos discentes são: visualizar o programa de componente curricular lançado pelo departamento no processo de criação de turmas, visualizar frequência e notas, realizar tarefas e responder questionários.
Os docentes poderão fazer chamadas e colocar as faltas diariamente, para que todos tenham um controle sobre isso, igualmente, os alunos poderão colocar falta nos professores, e de acordo com a quantidade de faltas, a PROG deverá tomar providências.
O módulo foi desenvolvido com a finalidade de proporcionar a socialização e interação virtual aos usuários do sistema acadêmico. Todas as ferramentas disponíveis na turma virtual são maneiras de associar as tecnologias em favor do ensino.