Saiba os novos benefícios do SigUema acadêmico

Por em 27 de julho de 2016

aew
A Universidade Estadual do Maranhão, com o intuito de facilitar as condições de ensino relacionadas ao âmbito estudantil, juntamente com o Departamento de Divisões e Projetos (DPD), está desenvolvendo o módulo SigUema acadêmico, liderado pela analista Luciana Mendes do NTI.

Esse módulo tem o intuito de auxiliar às atividades intrínsecas a gestão dos cursos de graduação sob todos os aspectos. Disponibilizará virtualmente documentos e processos sem necessitar da locomoção dos estudantes a Universidade, como era de costume em diversas situações.

Os grupos-alvo que serão beneficiados são discentes e docentes, e os mesmos, precisam obrigatoriamente estar vinculados a Instituição para que os seus dados constem no sistema, e assim acessem o SigUema acadêmico. No caso dos alunos novatos, devem primeiramente matricularem-se para então participar de todos os processos virtuais. Permite também aos estudantes realizarem todas as operações do seu interesse, como acompanhar notas, emitir certificados, histórico, atestado, comprovante de matrícula, declaração de vínculo, fazer rematrículas, atualizar seus dados e efetuar transferências automáticas e manuais.

Contemplando tanto o ensino presencial quanto a distância. O próprio aluno fará seu calendário por período, dispondo de um espaço virtual com as disciplinas de núcleo comum e as demais que estiverem disponíveis, incluindo também o aproveitamento das disciplinas. Os professores poderão usufruir de um novo módulo chamado turma virtual, sendo uma ferramenta de ensino complementar, estará disponível nos portais do docente e do discente. É um espaço construído que terá uma extensão de ensino fora as salas de aula.

Assim, é através dela que fóruns, enquetes, notícias e atividades são cadastradas. Cada pessoa terá um perfil com todas as suas informações e será possível participar de diferentes turmas, facilitando a comunicação entre seus membros. Os docentes poderão fazer chamadas e colocar as faltas diariamente, para que todos tenham um controle sobre isso, igualmente, os alunos poderão colocar falta nos professores, e de acordo com a quantidade de faltas, a PROG deverá tomar providências.

Terá um espaço para chats em grupo, sendo possível colocar materiais como vídeo-aula, livros, textos, inclusive, aplicar provas virtualmente. O módulo foi desenvolvido com a finalidade de proporcionar a socialização e interação virtual aos usuários do sistema acadêmico. A Uema tem buscado todos os instrumentos e recursos que melhorem o aprendizado e o ensino dessa Instituição. Está desenvolvendo-se progressivamente em tecnologia, inovação e acessibilidade, mostrando que é de fato uma das maiores e mais eficientes faculdades do estado.