NTI realiza Projeto de Robótica Educacional na Escola Maria José Aragão na Cidade Operária

Por em 28 de março de 2018

O Núcleo de Tecnologias da Informação – NTI por meio da Pró-reitoria de Extensão – PROEXAE, juntamente com o Curso de Engenharia da Computação realizou o Projeto Robótica Educacional na Escola Maria José Aragão na Cidade Operária na última segunda-feira (26).

O Projeto busca a integração da robótica na educação pública, sobretudo no ensino fundamental, atendendo as necessidades das comunidades do entorno da Universidade Estadual do Maranhão. Além do alcance social do Projeto, o Orientador Prof.º Reinaldo de Jesus acredita que a robótica abordada de forma ativa e gradual despertará o raciocínio lógico e criativo dos alunos da rede pública de ensino.

A Robótica Educacional é um recurso tecnológico rico no processo de ensino-aprendizagem, ela contempla o desenvolvimento pleno do aluno, pois propicia uma atividade dinâmica, permitindo a construção cultural e, enquanto cidadão tornando-o autônomo, independente e responsável. Durante as aulas de robótica, os alunos são estimulados a resolverem situações-problemas e a criatividade do aluno surge ao longo da resolução da situação proposta.

“No decorrer do processo de montagem, inicialmente ocorre um processo natural de agrupamento de peças. Ao constatar que o invento poderia ser melhorado, adaptado, surgem rompantes de idéias que vêm enriquecer o processo de montagem do dispositivo autômato. Na montagem, muita coisa pôde ser refeita a partir das reflexões levantadas pelos próprios alunos” conclui o Orientador do Projeto, Professor Reinaldo de Jesus.