Conheça mais sobre o VoIP na Universidade e a contribuição do NTI para o seu funcionamento

Por em 10 de abril de 2018

A Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, por meio do Núcleo de Tecnologia da Informação – NTI, vinculado à Pró-Reitoria de Planejamento – PROPLAN implantou no ano passado mais uma moderna ferramenta que facilita a comunicação dentro da Universidade. Desta vez, a Uema conta com a tecnologia VoIP, conhecida também por ‘Voz sobre IP’.

O VoIP é uma tecnologia que viabiliza a comunicação telefônica utilizando a internet como meio de transmissão da voz, convertendo o sinal de voz analógico através da quebra da conversação em pacotes de dados no formato digital e os transmite por meio da internet. Na Uema o VoIP atua nos setores acadêmico-administrativos  abordando todos os campi da Universidade, com exceção do município de São Bento no qual a ferramenta está sendo finalizada ainda nesta semana.

Visto que atualmente todas as formas de comunicação estão relacionadas com a Internet, a Uema vem caminhando rumo ao progresso tecnológico. Transportar voz em redes de dados e não dado em redes de transmissão de voz como é tradicional, tornou-se uma solução muito atrativa. Com a integração do VoIP na Instituição haverá o compartilhamento da rede para o tráfego de voz; a unificação de redes de transporte e comunicação, além do custo-benefício da utilização que se torna maior, pois o meio de transmissão é mais econômico quando comparado ao sistema telefônico tradicional.

O VoIP na Universidade é uma forma de continuar com o compromisso de avançar na área das tecnologias da informação e comunicação, pois a partir de agora a Uema dispõe de uma ferramenta de alto desempenho que ambiciona o aumento da produtividade dentro da Instituição.