Essa é uma revisão anterior do documento!
Abertura de Termo de Acautelamento
Esta funcionalidade é utilizada pelos gestores de patrimônio, possibilitando que tais usuários transfiram a responsabilidade de um bem a determinado servidor específico, que guardará o bem com cautela e precaução. O acautelamento de bens, dependendo na natureza e origem de seu objeto, é provisório e precário, exigindo-se, em razão disto, controle rigoroso e efetivo.
Para ter acesso a esta funcionalidade, siga os seguintes passos:
SIGUEMA Administrativo → Módulos → Patrimônio Móvel → Bens → Acautelamento → Abertura de Termo de Acautelamento.
A seguinte tela será exibida:
Caso queira desistir da operação, clique em Cancelar. Esta opção será válida sempre que for apresentada.
Dando prosseguimento à abertura do termo, é necessário inserir o nome de um Detentor da Instituição. Ao digitar as primeiras letras do nome do servidor, o sistema disponibilizará as opções existentes, devendo o usuário selecionar aquele desejado. Após informar o nome do servidor desejado, o sistema exibirá automaticamente a seguinte tela contendo suas informações:
O usuário deverá informar a Unidade de Acautelamento, de onde serão retirados os bens para a cautela do servidor, e a Data Prevista para Fechamento do acautelamento. Para este último campo, o usuário poderá digitar a data desejada ou selecioná-la no calendário virtual exibido ao clicar em . Esta data é válida para até um ano.
Após incluir as informações solicitadas, clique em Continuar. Será gerada a tela abaixo:
Para retornar à tela anterior, clique em Voltar. Essa ação é válida para todas as telas em que apareça.
Nesta etapa do procedimento, será necessário que o usuário informe o Nº de Tombamento, a Denominação e/ou o Grupo do Material do bem que será acautelado. Após informar os dados, clique em Buscar. O sistema exibirá a lista de Bens Encontrados, conforme figura abaixo: