Essa é uma revisão anterior do documento!
Cadastrar Nota Fiscal
Esta funcionalidade permite que o usuário cadastre uma nota fiscal no sistema da Instituição. A nota fiscal é um documento que tem como fim o registro de uma transferência de propriedade sobre um bem ou uma atividade comercial prestada por uma empresa ou pessoa física a outra empresa.
Nas situações em que a nota fiscal registra transferência de valor monetário entre as partes, ela também destina-se ao recolhimento de impostos. Nesses casos, sua não-utilização caracteriza sonegação fiscal.
As notas fiscais podem também ser utilizadas em contextos mais amplos como na regularização de doações, transporte de bens, empréstimos de bens, ou prestação de serviços sem benefício financeiro à empresa emissora, bem como pode cancelar a validade de outra nota fiscal, em casos de devolução de produtos ou cancelamento de contratos de serviços.
Para ter acesso a esta funcionalidade, siga os seguintes passos:
SIGUEMA Administrativo → Módulos → Patrimônio Móvel → Bens → Nota Fiscal → Cadastrar.
Uma tela aparecerá, para o usuário escolher o Tipo de Nota como mostra a seguinte imagem:
Caso desista da operação, clique em Cancelar e confirme na janela que será apresentada pelo sistema. Esta operação é válida para todas as telas que apresentem esta função.
Nessa página, informe o tipo de nota fiscal a ser cadastrada, dentre as opções Orçamentária ou Extra-Orçamentária.
Selecione a opção Orçamentária caso exista um empenho associado à nota que será cadastrada e a opção Extra-Orçamentária se não houver empenho vinculado à nota, ou seja, se o bem tiver sido adquirido por doação ou transferência, por exemplo.
Após selecionar o tipo de nota fiscal a ser cadastrada, clique em Continuar para prosseguir.
Nota Fiscal Orçamentária
Ao optar por cadastrar uma nota fiscal orçamentária, o sistema o encaminhará para a seguinte página, onde deverão ser informados os Dados Gerais da Nota Fiscal:
Clique em Voltar se desejar retornar à página anterior. Essa ação será válida em todas as telas que a contenha.
Para realizar o cadastro, informe os seguintes dados da nota:
- Número: Informe o número da nota fiscal a ser cadastrada;
- Série: Informe a série da nota fiscal; Em caso de documentos sem seriação, deixe em branco.
- Data de Emissão: Defina a data em que a nota fiscal foi emitida;
- Data do Atesto da Nota: Especifique a data do atesto da nota fiscal.
Nos campos Data de Emissão e Data do Atesto da Nota, é possível digitar as datas desejadas ou selecioná-las no calendário exibido ao clicar no ícone . Essa ação será válida sempre que houver um ícone de calendário.
Como a nota fiscal é orçamentária e, portanto, existe um empenho associado à ela, é necessário Adicionar Empenhos à Nota Fiscal. Para isso, informe o Número do empenho, seu Ano e Unidade gestora.
Caso não saiba o código ou denominação da unidade desejada, clique em para realizar uma busca.
Após informar os dados do empenho desejado, clique em Adicionar Empenho. A página será atualizada e, embaixo dos campos onde são informados os Dados Gerais da Nota Fiscal, passará a ser exibida a lista de Empenhos Associados à Nota Fiscal com os respectivos dados do fornecedor, como mostra a seguir:
Vale ressaltar que, embaixo dos campos destinados aos dados gerais da nota a ser cadastrada, o sistema exibirá, após a adição do empenho, os dados do fornecedor e do processo associado ao empenho, conforme pode ser notado na figura acima.
Repita a operação se desejar adicionar novos empenhos à nota fiscal.
Caso deseje excluir um empenho previamente adicionado, clique no ícone ao seu lado. A seguinte tela será apresentada:
Clique em Cancelar caso desista da remoção ou em OK para confirmá-la. Optando por confirmar, o empenho será prontamente removido da lista de Empenhos Associados à Nota Fiscal e, consequentemente, do cadastro.
Após inserir/remover todos os empenhos desejados, clique em Continuar para prosseguir. O sistema o direcionará para a página a seguir, onde deverão ser adicionados os itens da nota fiscal: